GuACHOS VERMELHOS

 

O «GuachosVermelhos» surge em 18 de setembro de 2010 obedecendo a um impulso do autor, frustrado com a escassez de sítios onde bater nos profissionais do Benfica não fosse o principal objectivo. A ideia era apenas a de pôr no "papel" o que a companheira, coitada, estaria cansada de ouvir todas as manhãs, embalada pelas continuadas narrativas nas viagens para o trabalho. Lembro-me bem do entusiasmo de irmãos aquando das primeiras visitas detectadas. E o primeiro comentário no blog foi festejado como se um golo do Benfica se tratasse. 

O nome «Guachos» nasceu em homenagem a uma alcunha familiar, usada entre manos (ainda hoje é assim que nos tratamos) derivação da palavra «guaches» incorretamente pronunciada pelo caçula da família. Vermelhos é o óbvio complemento. O «ManosGuachos» abdicou após a primeira aparição e durante algum tempo tive a honra e o prazer de contar com a colaboração do enorme «José Albuquerque» - especialista em assuntos económicos e financeiros - e do companheiro «Mathaus» que, com as suas crónicas ousadas e diferentes, sabiamente abrilhantaram o espaço.

Anos mais tarde (já não me recordo exactamente quantos) instalei um contador de visualizações na página. 10 872 050 numeros de 17 Agosto, 2022. 

Não pretendi criar um blog democrático onde todos pudessem, de alguma forma, descarregar as suas próprias frustrações e ter muitos comentários ou visualizações continua hoje a não ser o meu propósito. E é na defesa desse conceito que não abdico dos comentários moderados para manter a sala sempre limpa e arejada. O aviso na minha caixa de comentários é claro: "Se pertenceres aos adoradores do putedo e da corrupção não percas tempo...faz-te à vida malandro. Sapos e verdadeiros trauliteiros, o curral é na porta seguinte". Nunca puni diferenças de opinião, nem de adversários, mas sou intransigente com gente que não respeita o princípio e o único lema que faço questão de, a qualquer custo, preservar.

"Tudo pelo Benfica, Nada contra o Benfica" não é negociável, embora muito boa gente que me visita na blogosfera ou nas redes sociais (Facebook) que mantenho activas: perfil Joaquim Gonçalves e pagina GuachosVermelhos - ainda hoje tem dificuldade em aceitar e entender. Nunca escrevi (sei que alguns se sentem injustamente atingidos) contra os meus amigos. Os meus alvos sempre foram os inimigos do Benfica. O estilo é o meu. A perspectiva apenas minha.

Tudo pelo Benfica,

Nada contra o Benfica.